Broas de Milho


de Trás-os-Montes

300g de farinha de trigo; 150 g de farinha de milho (fina); 200 g de açúcar; 3 ovos; 1 c. de chá de canela em pó; 1c. de chá de erva-doce em pó; 1 1/2 de azeite fino; 1 cálice de vinho do Porto; farinha para tender


Num alguidar de barro misturar bem os dois tipos de farinha e o açúcar. Juntar os ovos, a erva-doce e a canela. Misturar tudo. Adicionar, aos poucos, o azeite e o vinho do Porto.
Amassar tudo muito bem, até a massa ficar homogénea. Deixar em repouso durante cerca de 30 minutos, coberta com um pano.

Com as mãos enfarinhadas, tender pequenas broas. Colocá-las em tabuleiros de folha polvilhados com farinha. Levar ao forno, até as broas ficarem firmes e douradas.



O prometido é devido. O pai chegou mais cedo e levou o filho ao parque. A mãe ficou a costurar e como que se sentisse culpada por não ir brincar também ao parque, prometeu que ao chegar, fariam bolinhos de partir os dentes, como carinhosamente lhes chamamos. Porque estas broas são muito fáceis de fazer e deliciosas mas assim que arrefecem tornam-se verdadeiras rochas. Mesmo assim, são das preferidas cá de casa.

Esta semana passámos bons momentos com a prima M. Com 4 anos de diferença, ela persegue-o por todo o lado, achando a maior graça a tudo o que ele faz, enquanto ele foge dela a sete pés quando ela insiste em se despedir com um beijinho. Imagino-os daqui a uma pequena década, a darem os primeiros passos nas grandes descobertas da vida mas logo sacudo a cabeça e afasto os pensamentos porque daqui a uma pequena década... eu terei aquela idade que assusta muito. Mas quando essa idade chegar, quero olhar para trás e ver que fiz muito, andei muito, cresci muito e celebrei a minha vida. E depois, quando essa idade chegar, vou perceber que ainda sou a mesma menina que acredita nos seus sonhos, mais que na própria realidade.
Contagem descrescente para o primeiro dia de aulas. O meu filho já vai entrar para a primária. Uma nova vida ganha forma.

Sem comentários: