workshop de sashiko e patchwork japonês


O sábado passado foi especial. Fui aprender a fazer sashiko e patchwork japonês com um grupo de amigas, aqui. Adorei conhecer a Luísa, pessoa que queria muito conhecer desde que me iniciei por estas andanças, e apaixonei-me por Sashiko.
Sashiko é uma técnica de bordado japonesa, inicialmente usada para reforçar as peças de vestuário, juntando por vezes várias camadas de tecido de modo a obter uma camada mais quente e resistente. Com o tempo, as mãos que bordavam esses pequenos pontos foram percebendo que o que faziam também era bonito para além de necessário e assim o sashiko tornou-se uma arte decorativa.
Eu descobri um bordado mais ou menos livre, meditativo, simples, lindíssimo. Sempre que tiver um pouco de tempo livre vou praticar. E o Miguel também.


4 comentários:

sofia disse...

Não conhecia!
é giro

SofiAlgarvia disse...

Já espreitei as "vossas" fotografias no flickr e estou cheia de inveja! (mas da boa, da saudável, daquela de quem gostaria de ter aprendido mais uma coisa nova :)
Gosto especialmente do resultado dos bordados!

alexa disse...

Parece mesmo meditativo. Tenho de experimentar! :)

Owlmania disse...

Foi de facto um Sábado especial! Por TUDO!
Adorei abraçar-te!