Páscoa em Castelo de Vide II - Rancho Folclórico



" Os trajes deste rancho dividem-se em dois grandes grupos: Passeio/Festa e Campo/Trabalho.
No primeiro grupo o destaque vai para os bordados das saias das mulheres, para as costas dos coletes dos homens e para as aplicações de veludo como forma de exteriorizar a riqueza da família a que pertenciam. (...)
Nos trajes de trabalho a pouca nobreza dos tecidos é compensada pelo colorido que serve também para das alegria a quem os vestia, os quais desempenhavam funções bastante árduas e exigentes. Os homens usavam trajes de serrobeco ou cotim e as mulheres chitas e xadrez de lã. Os trajes de trabalho são os que melhor representam esta região.(...)"
texto tirado daqui
Vistos de perto, estes trajes são ainda mais bonitos. Desde os sapatos (os que mais me chamaram a atenção foram herança de um familiar, não havendo quem os faça hoje em dia, pelo menos ali por perto), as meias (essas sim, ainda se encontram à venda no comércio daquela vila), às saias bordadas a veludo e aos coletes de festa dos homens - todas as peças parecem dizer que são únicas e que foram feitas para durar, mantendo a beleza e a cor originais.
Enquanto falávamos, as mulheres mostravam-me as saias roídas pela traça, já com tantos anos de uso. Foram passando de geração em geração - hoje não há quem as faça.
Mas aquilo que mais me fascina nos trajes típicos são os trajes do campo. A conjugação de padrões e de cores é sempre fascinante. Não consigo ficar indiferente a um xadrez junto de um florido.




1 comentário:

vera disse...

eu quero uma saia dessas !!!