lentilhas

lentilhas

lentilhas

Provavelmente o meu prato preferido. Faço-o na maior parte das vezes para mim, quando estou sozinha porque ainda não consegui fazer com que os rapazes da casa gostem delas tanto quanto eu. E faço-as sempre na noite de ano novo, costume que aprendi com uns amigos italianos que não passam sem este símbolo de prosperidade nessa data festiva.
Porque as acho bonitas em toda a sua simplicidade e - mais uma vez - as acho deliciosas (e porque, modéstia à parte, as faço bem), aqui deixo a receita.


lentilhas


Lave as lentilhas e deixe-as num recipiente com água por uns 30 a 60 minutos. Ao contrário do que muitos possam pensar, as lentilhas não precisam ficar muito tempo de molho. A medida é mais ou menos a do arroz, ou seja, uma mão cheia por pessoa.
Faça um refogado com azeite, louro e cebola (o louro vai dar todo um novo sabor ao prato). Deixe refogar devagar sem que a cebola queime, mexendo de vez em quando. 
Escorra as lentilhas, reservando a água onde estiveram de molho. Junte as lentilhas ao refogado, mexendo devagar, em lume brando. Envolva para que absorvam todo o sabor do refogado. Junte sal a gosto. Enquanto isso, aqueça a água que reservou. Esta água vai sendo deitada na panela aos poucos, apenas para cobrir o preparado e nunca enchendo a panela. .
Por esta altura, pode acrescentar legumes como cenoura, nabo, etc. cortados em pequenos pedaços.
É importante ficar por perto, mexendo com uma colher de pau, provando, cheirando e juntando água somente se necessário. Se as lentilhas levarem água a mais separam-se da casca, o que não é muito agradável.

Entre 30 a 40 minutos o prato estará pronto - e delicioso. Para acompanhar, um arroz de bróculos e terá uma refeição completa e muito saciante.

lentilhas

13 comentários:

by Deva disse...

Também gosto muito :')

Magda disse...

adoro tb

Joana Caetano disse...

Não sou fã de lentilhas, mas aprendi a gostar delas. E ainda hoje, depende do prato. O meu preferido e que nao resisto é o caril de lentilhas. Paté de lentilhas também é delicioso!!

Andreia disse...

Também gosto muito de lentilhas e por enquanto só eu cá em casa é que as aprecia. Vou experimentar a tua receita Virgínia.

hmmm...paté de lentilhas (sugestão da Joana) tenho que investigar isso.

Não sou grande apreciadora de carne e as lentilhas, tidas outrora em tempos difíceis, como a carne dos pobres, parecem um óptimo ingrediente a redescobrir para uma alimentação saudável e económica.

Virgínia disse...

Também fiquei interessada no paté e no caril :) um beijinho a todas!

aniki bóbó disse...

Que aspecto delicioso!! na passagem do ano ..é sagrado cá em casa!!(marido italiano é no que dá!!), e também as adoro estufadas ...hummmmm

Virgínia disse...

parece que todos os italianos as comem na passagem do ano! :)

dutch sisters disse...

I always make linzensoep for the whole family....yummie (and healthy!!!

Sofia disse...

O meu filhote adora lentilhas! Especialmente quando simplesmente cozidas e regadas com fio de azeite. Cá por casa todos adoram a lasanha de lentilhas, abóbora e azeitonas, receita da Mafalda Pinto Leite... é maravilhosa!

Anónimo disse...

Uhmmmm parece muito gostoso...

Vou fazer !!!

bjos do Brasil
Kelly
www.melmaria.wordpress.com

sara carvalho disse...

Olá Virgínia, já temos bebé? Um grande beijinho.
Sara Carvalho

Especialmente Gaspas disse...

Aí está algo que gosto bastante!! :)

Susana Gomes disse...

Tão cheias de sabor e de proteína, tb adoro. :)
Com cominhos e cenoura, fazem uma das minhas saladas favoritas. :)) Partilhei recentemente no blogue uma receita em que depois as envolvo no molho do frango - ai que coisa boa. :))