o homem que plantava árvores



Esta semana dei por mim a comprar uma mão cheia de livros. Tinha prometido a mim mesma que não compraria (nem sequer traria emprestado) mais livros antes de ler todos os que tenho. Pois. Mas a verdade é que os gostos mudam connosco, e ainda bem, e a vida é curta demais para nos impormos tantas regras, ainda que certíssimas. 
Noto que deixei de ter paciência para muita coisa - são os 40 a bater à porta - e no que toca a livros, também. Gosto de contos, que me cativem logo, que me levem em pouco tempo para um lugar só nosso, tão directos quanto profundos, inspiradores. Se me conquistarem, leio-os de uma ponta à outra, chego ao fim e volto ao início.  Foi o que aconteceu com " o Homem que Plantava Árvores". Comprei-o para o M., que lia muito até lhe chegar um telemóvel com acesso à internet às mãos - dilema dos nossos dias, creio não estar sozinha nisto - na esperança de, por ser um livro que se lê facilmente de uma só vez, ele não o pôr de lado, à espera. Eu já o tinha lido duas vezes, e ele, leu-o logo naquela noite. Não teve o mesmo impacto nele que teve em mim, claro, mas gostou e sei que um dia é capaz de o voltar a ler. 
Eu gostei muito. É uma história delicada, profunda, inspiradora. Curiosamente, tive que me certificar várias vezes de que o autor era francês e não japonês. Senti-me num velho conto oriental, como aqueles que lia em criança.
Encontrei este vídeo e achei que poderiam gostar. Bom fim de semana, com muitos livros por perto!



4 comentários:

Anónimo disse...

Adoro! Adoro! Adoro! Livro e filme, filme e livro....adoro! :)

Sofia

Virgínia Otten disse...

É tão bonito, não é? :)

Sofia disse...

Sim! Parece magia, mas é possível! :)

É um livro que guardo bem dentro do coração. E vou oferecendo-o , espalhando a sua "magia" por aqui e ali, a vêr se germina... :)

Beijinhos

Isabel disse...

ADOREI esse livro que me ofereceram há poucos anos. Também já o ofereci a duas ou três pessoas.

Bom fim-de-semana:)