comida de gente grande

comida de gente grande
Senhorita Alecrim está uma boneca. É esperta, percebe tudo, comunicadora. É alegre, mal ouve uma batida põe-se a dançar, mesmo que essa batida venha da máquina de lavar roupa. Tem fascínio por cães e pássaros e sempre que ouve um estica o dedo no ar para escutar melhor. É vaidosa. Não sai de casa sem os seus acessórios que ela própria trata de descobrir pela casa. (É favor notar o gancho cor-de-rosa na cabeça.)
É a minha boneca. Presumo que eu seja a dela. 

comida de gente grande

Só há poucos dias começou a mostrar interesse por comida de gente grande. Todas aquelas sopas e papas que fiz e não comeu não foram em vão. Esperei, com paciência de mãe, pelo dia e ele chegou. Finalmente. 
Mesmo comendo bem ainda acorda várias (vá-ri-as) vezes por noite para mamar e eu, embora já não me lembre o que é dormir a noite toda e acordar descansada (quinze meses sem dormir, a acordar de duas em duas horas, de três em três horas, às vezes de trinta em trinta minutos) gostava muito de voltar a um ritmo mais saudável. 

O que comem os vossos bebés? Dormem a noite toda? Têm uma rotina que (v)os ajude a dormir melhor? 


21 comentários:

Ana V. disse...

A música é importante para o desenvolvimento das crianças se ela gosta deves estimular.

Quanto à amamentação de noite, penso que só tu podes alterar as coisas se o quiseres fazer e se ela deixar.

É uma questão que só tu como mãe podes decidir.

Hoje tudo é muito diferente do meu tempo.

No entanto as crianças são todas diferentes e com ritmos diferentes, o meu filho a partir dos 5 meses dormiu as noites inteiras a minha filha acordava de duas em duas horas até aos 8 anos de idade mas não comia de noite.

Infelizmente sou daquelas que pouco consegui amamentar mas gostei muito de o fazer.

Virgínia disse...

Até aos 8 anos! Realmente, uma mãe é um ser super-humano! :)

Nani Andrade disse...

Tenho 4 e dormiram todos a partir dos 3 meses, 3 semanas, 1 mês e meio e 1 mês. Nunca dei muito tempo de mamar, ê um facto, mas a partir daquele dia em que dormem uma noite mais esticada ou mesmo a noite toda (porque normalmente acontece a quase todos os bebés), decidi não os alimentar mais nas noites seguintes. Quem dorme uma, dorme duas, foi sempre o lema. Técnica da chucha, técnica da festinha e ainda a do deixa chorar, foram usadas.
Sou uma pessoa que não dorme muitas horas, mas as que durmo são sagradas. Fico impossível de aturar sem o meu sono. Como cheguei cá primeiro ao mundo, as regras são minhas. ;)
Eu sei que as mamãs tem que fazer concessões (ainda hoje faço desde o de 3 e à de 19!!) mas os bebés têm muita manha. ;) Felizmente são moldáveis!

Lara disse...

De tudo o que escreveu só consigo pensar nas várias horas de falta de sono porque é realmente martirizante, martirizante! Do meu primeiro filho foi assim e não andei longe de uma depressão por isso. E não foram 15 meses, até aos 3 anos não soube o que eram seis horas de sono seguidas (eu já digo seis...). O segundo é melhor, muito melhor. Tem uma ano, a fazer já no domingo e parece que fala dele ao falar da sua menina. Mas comida de gente grande já a quer há muito!! Lindos, lindos! Vivam as crianças.

Anónimo disse...

Olá... vim aqui para por um acaso feliz ao saltar de blog em blog!
Também eu sou uma mãe com sono! A I. de 16 meses também acorda muitas vezes durante a noite para mamar: por este andar vai ser como o irmão que mamou até aos 2 anos (várias vezes de noite) e somente a partir dos 3 começou a dar boas noites...
Há ter paciência e não cambalear quando o sol nasce!:)
Mas confesso que uma noite com 3 horas seguidas de sono é um luxo e um desejo, para quando, não sei!!
Coragem nesta viagem!
Elsa

Rita disse...

A minha bebé tem exactamente a mesma idade e tb ainda não dorme. É bom sinal. São instintos de sobrevivência apurados (saber se a mãe está por perto). Valha-nos isso :)

rita pinheiro disse...

A tua filha está tão linda. Adoro meninas vaidosas :)
A Luísa felizmente dorme a noite toda mais ou menos desde os 6 meses, está com 10, mas tem alturas em que acorda e só o leite ( maminha ) a acalma.
Em relação a comida, é uma autêntica enfardadeira. Adora os purés, as papas, as frutas, o iogurte, miolo de pão.
Ainda não tem um único dente

Maria Duarte disse...

Descobri bem cedo que a minha filha dormia melhor logo a seguir ao banho.
Com 10 dias (sim dias) dormia 5 a 6 horas depois do banho. Comecei a dar-lhe banho por volta das 11 da noite, a seguir o biberon e assim eu dormia a noite toda também. Em contrapartida chegava a não dormir 2 horas nas sestas todas do dia.
Quando vejo "queixas" como a tua, até me arrepio.
Ouvi algumas opiniões para quando as crianças (não bebés) acordam de noite para mamar se lhes deve dar só água, para que percebam que essa não é hora para comer...
Eu não passei por isso, só tu podes decidir.
Um Bejo
Maria

Loja Online da Sofia disse...

Olá tenho um bebe com 1 ano e só aos 8 meses é que consegui que ele dormisse a noite toda. Antes disso era assim tal e qual como disse.

Tem uma rotina desde que foi para o infantário, aos 6 meses, e penso que isso foi o que o ajudou a regularizar os sonos. Actualmente dorme 2 sestas por dia, depois do almoço, do lanche e dorme a noite toda.

Em relação a comida é muito boa boca gosta de praticamente de tudo o que lhe dou e agora começou a petiscar da nossa comida. Gosta muito de agarrar a comida nem que seja só para a atirar para o chão.

Anónimo disse...

Olá. Tenho duas bonecas, uma com 2 anos e meio e outra com 6 meses. Aos 3 meses a mais nova já dormia 7 horas por noite (felizmente). Agora a mais velha, que dormia 10 horas por noite desde os 6 meses, começou com terrores nocturnos quando a mana nasceu. Ainda hoje acordo 2 ou 3 vezes à noite para sossegá-la.
A mais nova segue as indicações da pediatra, sopas, papas e fruta. A mais velha come como gente grande desde que fez 1 ano.

Cada caso é um caso. Temos de ir descobrindo o melhor caminho. Isto de ser mãe é uma aventura.

Bom dia das mulheres!

Jeito Mineiro de Ser disse...

Como não tenho filhos só me resta dizer que a Maria Alecrim está linda (estas mãozinhas gorduchas ... que delícia!!!) e desejar a vocês boas noites de sono!
Um abraço!
Egléa

Virgínia disse...

Que bom ler os vossos testemunhos! Obrigada! Um bom fim de semana a todas!

Joana disse...

Que linda e crescida está a Maria Alecrim! :) É bom saber que não sou a única a acordar de noite de duas em duas horas! A minha bebé tem agora onze meses e sempre que come uma sopa e fruta lanço um foguete! Está a melhorar... e ao ler o seu post fico mais animada! ;) Beijinho

Sandra de Sá disse...

Por cá a saga é a mesma em relação à noite. O Tomás tem 19 meses, prestes a completar os 20 e continua a acordar várias vezes para mamar durante a noite. Tenho dias que o cansaço é tanto, mas tanto que acho que não vou aguentar, mas acho que o nosso corpo se vai habituando... E vê-lo crescer tão saudável e feliz, vejo que estamos no bom caminho!**

Marta disse...

Cada vez estou mais convenciada que não há formulas secretas e que cada criança é diferente.
Tenho duas filhas e a primeira dormiu a noite toda desde o primeiro dia enquanto a segunda "saiu" mais complicada...
Com esta, solução para ter noites de sono tranquilas passou, creio eu, por deixar de amamentar e por a deixar chorar um bocadinho (para mim não foi muito difícil porque tenho o sono muito pesado, mas acho que isso é raro entre as mães).

Rebeca disse...

O meu "bebê" tem hoje 18 anos mas dormia muito mal!!!! Sei bem pelo queu você está passando! Melhorou depois de 1 ano e meio. Força que passa e vale a pena,né?

Bjs

Anónimo disse...

ola,
a minha tem 10 meses, noites inteiras comecou perto dos 2 meses, mas sempre foi um relogio,mamava de 3 em 3,e depois de 4 em 4...em contrapartida,sestas durante o dia sempre foram pequeninas,e poucas!! Nunca gostou de adormecer,mas desde que nasceu que parecia que sabia que as 20h30 eram horas do sono da noite,foi sempre mais facil a essa hora.
Nunca fui a favor de a deixar a chorar para adormecer,nem para nada, e nas noites mas,porque como e obvio tb as temos, mtas vezes resolvo ou com leitinho se for fome, ou com mimo e a dormir na nossa cama por q outra razao. Sempre ouvi dizer que ela nunca ia dormir sozinha porque apanha manha...mentira,adormece bem sozinha a noite comecou adormecer sozinha para a sesta agora!eu acredito que os bebes utilizam os recursos (neste caso a mae e a maminha) enquanto precisam ate se sentirem seguros e confiantes para o largarem! ja pensou em po-la na sua cama (se for uma opcao para os pais) e ela servir-se da maminha quando quer?Pode ser que resulte,ou que ela nao queira, e que a virginia consiga descansar...ha um livro optimo para ler que contraria as correntes mais tradicionais, chama-se beija-me muito!
mariana

Paula disse...

:) 23 meses sem uma noite de sono bem dormida. O Vicente é um bom garfo, gosta de tudo e come bem mas, acorda vá-ri-as vezes por noite. Não é saudável, há-de passar, não é?

Paula disse...

:) 23 meses sem uma noite de sono bem dormida. O Vicente é um bom garfo, gosta de tudo e come bem mas, acorda vá-ri-as vezes por noite. Não é saudável, há-de passar, não é?

Na America Profunda disse...

Foi bom ler estes testemunhos e sinto-me apesar de tudo melhor porque ja me andava a questionar o que andaria a fazer de errado a minha boneca tem 13 meses tambem acorda nao sei quantas vezes para mamar, prometi a mim mesma que quando fizesse 1 ano fazia o desmame" mas ainda nao tive coragem, mas e' um desgaste muito grande para nos, ja nao sei o que e' dormir 1 noite completa desde a gravidez ... quando a comidinha de 'panela" ou seja a nossa e' grande apreciadora e come tudo o que lhe damos ;-)
bjinhos gosto muito do teu blog e os teus filhos sao lindos

Virgínia disse...

Fico muito contente com as vossas (nossas) partilhas. A Maria continua a mamar de noite, é muito próxima da mãe, não gosta que ninguém "invada o seu território" (a mãe) e é uma menina linda e muito esperta - e saudável!
Eu deixo para que a natureza decida quando vamos parar de amamentar. Tudo a seu tempo!
Um abraço grande a todas que por aqui passaram!