de Trás-os-Montes
300g de farinha de trigo; 150 g de farinha de milho (fina); 200 g de açúcar; 3 ovos; 1 c. de chá de canela em pó; 1c. de chá de erva-doce em pó; 1 1/2 de azeite fino; 1 cálice de vinho do Porto; farinha para tender
Num alguidar de barro misturar bem os dois tipos de farinha e o açúcar. Juntar os ovos, a erva-doce e a canela. Misturar tudo. Adicionar, aos poucos, o azeite e o vinho do Porto.
Amassar tudo muito bem, até a massa ficar homogénea. Deixar em repouso durante cerca de 30 minutos, coberta com um pano.
Com as mãos enfarinhadas, tender pequenas broas. Colocá-las em tabuleiros de folha polvilhados com farinha. Levar ao forno, até as broas ficarem firmes e douradas.
O prometido é devido. O pai chegou mais cedo e levou o filho ao parque. A mãe ficou a costurar e como que se sentisse culpada por não ir brincar também ao parque, prometeu que ao chegar, fariam bolinhos de partir os dentes, como carinhosamente lhes chamamos. Porque estas broas são muito fáceis de fazer e deliciosas mas assim que arrefecem tornam-se verdadeiras rochas. Mesmo assim, são das preferidas cá de casa.
Contagem descrescente para o primeiro dia de aulas. O meu filho já vai entrar para a primária. Uma nova vida ganha forma.
Sem comentários:
Enviar um comentário