Castelo de Almourol










Não há certezas sobre o momento do lançamento da primeira pedra para o Castelo de Almourol. A pesquisa arqueológica remete para vestígios do tempo romano, no século I antes de Cristo. Especula-se mesmo sobre um muito mais antigo castro pré-histórico naquele lugar. O que é indiscutível é que, antes da Reconquista Cristã, Almourol foi fortim para alanos, visigodos e mouros.

É daqueles lugares que todos os portugueses deviam visitar pelo menos uma vez na vida. Ir, com merenda, máquina fotográfica e todo o tempo do mundo.
Infelizmente não é isso que vejo acontecer. Embora locais como este sejam constantemente visitados, a maioria fica-se por olhar da margem de cá e tirar a bela da fotografia de grupo. Sinceramente, não percebo.
A olhar para o castelo, um grupo pergunta-me:
- Olhe, o que é que há aqui para fazer?
Apontando para a paisagem magnífica à nossa frente, disse:
- Tem o barco que vos leva à ilha. Lá tem o castelo que pode visitar... e a ilha que é bonita...
- Ahh... vale a pena?
- Claro! e já que chegaram até aqui...! 
-Ahh...
E os que foram de barco ver o castelo faziam a visita a correr porque lhes foi dito que tinham meia hora para o fazer. Ora, se o barco vai e vem o dia todo, e se quisermos pensar um pouquinho, logo chegaremos à conclusão que aquela meia-hora é facultativa. Se quisermos confirmar, perguntamos ao barqueiro que nos diz: - Eu estou cá o dia todo, podem ficar quanto tempo quiserem.
E assim fizemos.

1 comentário:

ArtiKoisas disse...

É com muito orgulho que vejo estas fotos lindas do "meu" Castelo de Almourol! Amei :)
Beijinho